O projeto Cidades da Solda é uma iniciativa da Petrobrás. Em Sabará, a Cidade da Solda tem como parceiros a AngloGold Ashanti Corrego Sítio Mineração S/A, AcelorMittal Brasil S/A, Belgo Bekaerti Arames S/A, Instituição Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, ESAB Indústria e Comércio S/A, Jornal Folha de Sabará, SINE (Sistema Nacional de Emprego), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SINDIMESA (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e do Material Elétrico de Sabará), White Martins Gases Industriais LTDA,  ADESS (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Sabará), Fundação AcelorMittal do Brasil, PROMINP (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural).
    
    A entidade selecionada para a implementação do projeto requer a doação de uma sede física e corpo docente para a realização de cursos profissionalizantes regulares para a formação técnica de soldador e maçariqueiro. O público alvo abrange jovens e adultos em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

    Neste âmbito, a Cidade da Solda em Sabará, desde 2009, está inserida na Instituição Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz, através da Escola Profissionalizante Dr. Adolph Fritz; desta forma, mantém turmas regulares e semestrais, uma vez que há demanda crescente desses profissionais para as indústrias da região metropolitana , incluindo o município de Sabará, tradicional região mineradora.

PARCEIROS: